Embaixada de Portugal nos Países Baixos

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

14633222 547811668742546 4824870644013713145 oSejam bem-vindos ao portal da Embaixada de Portugal no Reino dos Países Baixos.

Com a abertura do portal da Embaixada queremos disponibilizar uma nova plataforma de comunicação a todas as pessoas interessadas em conhecer melhor o nosso país e captar novos utilizadores em busca de informações sobre Portugal. Pode também seguir-nos através da nossa página de Facebook.

Queremos que este seja um instrumento dinâmico de divulgação de Portugal e que aproxime ainda mais esta Embaixada do seu público, quer se trate de portugueses, holandeses ou pessoas de outras nacionalidades interessadas em conhecer ou visitar Portugal. Por esse motivo, o nosso portal estará disponível em português e em inglês.

As relações entre Portugal e os Países Baixos têm séculos de existência. Somos ambos países atlânticos com uma importante tradição marítima, convivemos em várias partes do mundo e inserimo-nos muito cedo naquilo a que hoje chamamos a globalização.

O primeiro antecessor no Reino dos Países Baixos chegou a Amesterdão em 1576. Mas o nosso conhecimento mútuo deve continuar a ser aprofundado e confiamos que esta página possa servir esse propósito. Não é um projeto fechado: as vossas sugestões e comentários com vista a tornar o portal mais acessível ou mais informativo serão sempre bem-vindas.

Portugal e os Países Baixos são ambos membros da União Europeia e da NATO. Compartilham os mesmos valores democráticos e de defesa dos direitos humanos e trabalham juntos em muitas organizações internacionais como as Nações Unidas. Na Haia, os nossos dois países são membros da Organização para a Proibição de Armas Químicas.

As relações económicas bilaterais têm vindo a reforçar-se e o comércio total entre os dois países representa já 5 mil milhões de euros anualmente. Temos 2300 empresas portuguesas a exportarem para os Países Baixos e queremos que esse número continue a aumentar. A Embaixada de Portugal será um parceiro interessado na promoção das empresas nacionais.

Em sentido inverso, cerca de meio milhão de turistas holandeses visitam Portugal todos os anos. Gostaríamos de os encorajar a continuar visitar o país e a explorar a sua diversidade, quer passem as suas férias no seu território continental ou nas ilhas atlânticas.

A comunidade portuguesa residente nos Países Baixos merece a nossa atenção especial. Os seus membros poderão aqui encontrar informações genéricas sobre o seu país e também outras que lhes são especificamente dedicadas com destaque para a área consular.

Desejo a todos uma boa visita!

Rosa Batoréu
Embaixadora de Portugal junto do Reino dos Países Baixos