testes

Foto: Het Parrol

Entrou ontem em funcionamento, no aeroporto de Schiphol, o centro de testes COVID-19, anunciado por este governo no passado dia 6 de agosto.

Os viajantes que entram nos Países Baixos via Schiphol, provenientes de países de alto risco de infeção por coronavírus, ou seja, classificadas com código laranja ou vermelho, podem agora, de forma voluntária e gratuita, fazer o teste de despiste da Covid-19 no aeroporto.

O centro de testes encontra-se localizado entre as portas de desembarque 3 e 4 do aeroporto.

À chegada a Schiphol, os viajantes provenientes de países de risco encontrarão funcionários do GGD, apoiados por militares do exército, que os aconselharão a realizar o teste à Covid-19, no local. Nas próximas semanas a capacidade de testes está limitada a 600/dia, mas o sistema será progressivamente reforçado, para abranger o maior número possível de passageiros.

O processo de registo e de realização do teste tem uma duração aproximada de 5 minutos (se não existir fila de espera). Para o registo é solicitado aos cidadãos holandeses ou residentes nos Países Baixos, o BSN, email e número de telefone. Aos cidadãos estrangeiros não residentes neste país, é solicitado o endereço eletrónico e contacto telefónico. Os resultados serão enviados por e-mail, no espaço de 48 horas, para o endereço de email facultado. Se o resultado do teste for positivo, o cidadão em causa será contactado por telefone pelo GGD, que procederá ao processo de investigação da origem do contágio.

Para além de incentivados a procederem à realização do teste e ainda que o resultado seja negativo, os viajantes provenientes de países de alto risco são ainda, sem carácter obrigatório, fortemente aconselhados a cumprir um período de 14 dias de quarentena.

Saiba mais em:

https://www.schiphol.nl/en/page/will-i-be-tested-for-covid/

https://www.ggdkennemerland.nl/nieuws/2020/08/Corona-teststraat-op-luchthaven-Schiphol-in-gebruik

Consulte a lista de viajantes que são fortemente aconselhados a ficarem em quarentena na chegada aos Países Baixos em: https://www.government.nl/topics/coronavirus-covid-19/tackling-new-coronavirus-in-the-netherlands/travel-and-holidays/self-quarantine

 

  • Partilhe