Embaixada de Portugal na Haia informa que no próximo dia 29 de Junho às 14h30 (hora de Lisboa), a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr.ª Berta Nunes, e o Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Dr. Duarte Azinheira, assinarão um protocolo que visa o reforço das políticas públicas e a consolidação de uma estratégia partilhada para a promoção da língua portuguesa e dos seus autores, potenciando o conhecimento e o interesse pela cultura portuguesa no panorama internacional.

A assinatura do protocolo será transmitida em direto através da rede social Facebook do Ministério dos Negócios Estrangeiros em https://www.facebook.com/MNEdePortugal/

Este protocolo permitirá apoiar a divulgação de documentos relevantes da Diáspora Portuguesa no mundo, estando já definidas as seguintes áreas de colaboração: coleção «Comunidades Portuguesas – Estudos e documentos sobre Diáspora Portuguesa»; coleção «Comunidades Portuguesas – Textos de criadores da Diáspora»; e coleção «Biblioteca de Textos Fundamentais sobre Política Externa». 

Estes projetos editoriais serão definidos por um Conselho Editorial Independente, não remunerado, a quem compete selecionar e dar parecer sobre os aspetos literários, científicos e culturais. O Conselho será constituído por quatro elementos, de entre personalidades de reconhecido mérito cultural, sendo presidido pelo Embaixador Luís Filipe de Castro Mendes. A assinatura do protocolo contará também com a presença da entidade parceira, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., representado pelo seu Presidente, Embaixador Luís Faro Ramos.

  • Partilhe