Numa perspetiva de reconhecimento e valorização do papel e contributo da diáspora portuguesa, no âmbito do programa de comemorações do 25.º aniversário da DGACCP, será lançada a iniciativa “Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas” que tem por objetivo proceder à identificação, registo e patrimonialização de testemunhos orais, de memórias, de histórias e objetos sobre o papel e os percursos das comunidades portuguesas.

Trata-se de um programa colaborativo conjunto entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, especificamente através da DGACCP, e as Comunidades Portuguesas.

Leia abaixo a carta assinada por S. Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas reconhecendo a relevância da iniciativa e dirigindo um convite às comunidades portuguesas no estrangeiro para participarem.

Sendo fundamental para o sucesso da iniciativa o envolvimento dos cidadãos, das representações diplomáticas e consulares, das associações, das empresas, entre outros, muito se agradece V. Exa. a divulgação entendida por adequada, pelos meios considerados mais oportunos, no sentido de ser fomentada a participação, partilhando diretamente ou ajudando a identificar as histórias, os objetos e os testemunhos que compõem a memória e a identidade de Portugal no Mundo.

A equipa do programa “Memória para Todos” pode ser diretamente contactada através do endereço eletrónico participe@memoriaparatodos.pt ou nas redes sociais:

www.facebook.com/memoriaparatodos e www.instagram.com/memoriaparatodos.

p1

p2

  • Partilhe