Embaixada de Portugal nos Países Baixos

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Significativa adesão dos utentes ao Agendamento Online de Actos Consulares

obrigado

Na publicação do dia 28 de dezembro de 2018, informámos os nossos utentes da entrada em funcionamento em pleno da plataforma de Agendamento Online de Actos Consulares, pelas razões que na altura transmitimos.

Queremos agradecer aos utentes a significativa adesão à plataforma online, que, no mês de janeiro, registou 492 actos consulares marcados através do link https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares.

Queremos igualmente agradecer-lhes a compreensão por algumas contrariedades técnicas do sistema, que se reflectiram, em certos casos, nas seguintes dificuldades:

- impossibilidade de agendamento através de telemóveis e tablets;

- indisponibilidade, ainda que pontual, da plataforma, pelo facto do servidor estar inoperativo;

- inexistência de agendamento online para alguns actos consulares.

Todas estas dificuldades foram reportadas ao administrador do sistema. Especificamente em relação à terceira, recordamos que a plataforma foi desde 1 de janeiro de 2019 alargada à marcação de todos os actos consulares que estão configurados no sistema, mas não abrange porém os seguintes: Vistos; Registo de Divórcio; Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito; Nacionalidade; Alteração de morada; Certificados de prova de vida. Por esta razão, aconselhamos os utentes a solicitarem a marcação destes actos por email (sconsular.haia@mne.pt).

Verificámos igualmente outro tipo de contrariedades, que se prendem com dúvidas de alguns utentes no manuseamento e na navegação na plataforma online. Para auxiliá-los, elaborámos um manual, que temos distribuído a todos os interessados, com instruções claras e imagens que guiam o utente, passo a passo, até à conclusão do processo de marcação do acto consular. Àqueles que tenham dúvidas sobre como manusear a plataforma, sugerimos vivamente a consulta ao manual AQUI

Esperamos que o manual seja útil para esclarecer as questões dos utentes e para mais informações sobre este assunto, por favor contacte diretamente a Secção Consular através do endereço de email: sconsular.haia@mne.pt ou através do telefone: 070 30 20 150,  disponível de Segunda a Sexta-feira, das 9.00 às 13.00h ou das 14 às 16h.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail